Como limpar Tacho de cobre Dica Descomplicada

Tempo de leitura: 3 minutos

O Bruno é co-fundador do Artesanato em Cobre e no vídeo abaixo ele mostra o passo a passo de como limpar Tacho de Cobre e trazer de volta sua cor natural. Assista o vídeo e veja como é simples!

Oxidação do Tacho de Cobre

Se você tem um Tacho de Cobre ou se já viu algum, provavelmente já percebeu que o cobre é um metal que oxida, ou seja, escurece com o tempo. Caso você ainda não tenha visto um Tacho de Cobre oxidado e está se perguntando o que é oxidação, dá uma olhadinha nessa imagem abaixo:

tacho-de-cobre-oxidado

Viu só?! Oxidação são essas manchinhas escuras, tem gente que ama, pois o cobre fica com um aspecto rústico e antigo… Mas se você for cozinhar em qualquer utensílio de cobre e ele estiver assim, você precisa fazer a higienização antes de produzir o alimento 🙂

Outra informação muito importante é que existem algumas peças de cobre que são envernizadas justamento para não oxidarem com o tempo, já que o verniz retarda esse processo.Sendo assim, tais peças não podem de maneira nenhuma passar por esse processo de limpeza, pois o verniz seria retirado e a peça ficaria ainda mais manchada.

Normalmente as peças envernizadas são utilizadas para decoração de ambientes e não podem ser levadas ao fogo. A limpeza de uma peça envernizada se dá apenas tirando a poeira das mesmas com uma flanela húmida.

Se você tem dúvida sobre a diferença entre uma peça de cobre envernizada ou não envernizada, eu já escrevi um artigo aqui no blog explicando como distinguir esses dois tipos de peças, leia esse artigo antes de usar ou limpar sua peça de cobre.

Ah, existe também um terceiro tipo de peça de cobre que é envernizado apenas por fora, que é o caso de alguns produtos para Bar. Sendo assim, você pode ver como se lava uma caneca de cobre envernizada por fora neste artigo

Descrição do Vídeo Como limpar o Tacho de Cobre

Hoje viemos trazer uma dica de como lavar o cobre.

Você já deve ter percebido que com o tempo o cobre começa a oxidar, aparecem algumas manchas e a cor dele começa a ficar escura.

Nesse vídeo de hoje você vai aprender como fazer com que o cobre volte a sua cor natural.

como-limpar-tacho-de-cobre

Ingredientes para a limpeza

Você vai precisar de:

– Limão

– Sal

– Esponja de Aço

– Detergente

Modo de Limpar

Então mãos à obra! É muito Importante que você não molhe a peça.

Primeiro você passa o limão no sal e esfregue o limão no tacho de cobre, como se estivesse ariando uma panela. Você vai notar que a peça vai começar a voltar a cor natural do cobre.

Pode passar o limão com sal por toda a peça.

Terminando de passar o limão enxague com água.

Pegue a esponja de aço com detergente e continue esfregando, como se fosse uma panela.

Por fim, enxague bem com água.

Você vai perceber a diferença entre a peça lavada e a peça oxidada.

Dica super importante

Uma dica na hora de secar, para evitar que a peça fique manchada com as gotinhas de água basta secar com guardanapo, pano ou papel toalha e colocar no sol ou no escorredor para terminar de secar. É muito importante o processo de secagem, pois evita que a peça fique com algumas manchinhas 🙂

Um presente para você!

Se você leu este artigo até aqui é muito provável que você tenha um tacho de cobre, então eu preparei um E-book Gratuito com 5 receitas feitas no tacho de cobre para você baixar, clique aqui! São receitas simples feitas com poucos ingredientes que você pode fazer facilmente ai na sua casa.

Deixe seu comentário abaixo :)