5 Dicas para Conquistar mais Clientes para seu Bar

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Quem não quer conquistar mais clientes não é mesmo? Esse é um desafio de toda empresa e é claro que se você é proprietário de Bar, Restaurante ou trabalha com Eventos também tem essa preocupação.

Decidi escrever esse artigo, pois desde que iniciei minha carreira como empresária aos 17 anos (2009) venho aprendendo sobre a importância de trocar experiências e conhecimento.

Mas você deve estar se perguntando como minha experiência como empresária no ramo de Artesanato em Cobre pode te ajudar no segmento de Bar, né? Vou te explicar resumidamente sobre isso.

Trabalho com Marketing Digital desde 2013 e entendo como a Internet pode nos ajudar a ter sucesso em qualquer área profissional (sim, eu disse qualquer uma) e nesse tempo tive uma aproximação grande com esse segmento de Bar.

Hoje minha empresa é fornecedora dos maiores e mais conceituados bares e restaurantes do Brasil e a união desse contato com esses grandes players e o meu interesse em estudar negócios vai te ajudar com 5 dicas simples que podem mudar seu negócio.

Então sem mais delongas vamos ao que realmente interessa, 5 passos que eu acho fundamental todo empresário colocar em prática para ter sucesso:

Passo 1: Redes Sociais

Você sabia que nesse momento existem 2 Bilhões de usuários no Facebook? Ou mais de 600 milhões no Instagram? Que as pessoas passam mais tempo no Youtube do que em todas as outras redes sociais juntas?

Estar nas Redes Sociais é quase que obrigatório se você quer ter um negócio de sucesso e não estar simplesmente, mas fazer um trabalho bem feito nelas e deixar sua marca registrada com excelência na mente dos usuários.

Para isso você precisa de seguir 5 passos para construir sua marca nas Rede Sociais de forma que realmente atraia mais clientes para seu negócio.

  • Quebre objeções: você sabe que todos nós temos objeções sobre algo e por isso o seu cliente não consome tanto seu produto, pois existem objeções da mente dele e seu trabalho com as Redes Sociais deve ser quebrar essas objeções. Como? Primeiro descubra quais são essas objeções (exemplo: preço, qualidade, etc.) a melhor forma de descobrir é perguntar ao próprio cliente, qual é a ‘dor’ dele, quais são as dúvidas? Quando você souber as dores então basta começar a quebrar elas com soluções (exemplo: Dor: Preço Solução: Nossos produtos são os melhores, os sabores mais diversificados, temos ingredientes importados, etc.). Esses dias eu vi um Bar postando as vodcas chegando no estabelecimento, achei interessante pois os clientes veem que os produtos são de qualidade e desperta o interesse.
  • Constância: Vejo muitos empresários que possuem Redes Sociais negligenciarem a questão de serem constantes nas publicações. Eu costumo dizer que nossas redes sociais são como canais de televisão, se você não consegue manter a programação seu cliente com certeza ficará decepcionado, além é claro de não lembrar de você.
  • Vídeos: Colocar vídeos nas Redes Sociais é essencial, vídeos além de ser mais entregue ao seu cliente pelas redes sociais eles ainda também passam a humanizar sua marca, sua empresa pois traz seus clientes para dentro do seu contexto. Use e abuse de vídeos.
  • Boas Fotos com Pessoas: Não poste qualquer foto sem observar a qualidade da foto e dê preferência para postar fotos com pessoas, porque? Porque fotos com pessoas também humanizam seu produto, principalmente o seu produto, então é essencial que você utilize esse recurso dessa forma.
  • Legendas: Vejo fotos sem legendas quase todos os dias e esse é um detalhe importante que não pode ser ignorado, se você tem a chance de convencer, quebrar objeções, fazer um bom marketing é usando as legendas pois é lá que sua opinião é colocada, então não deixe de colocar legendas.

Essas foram algumas dicas sobre Redes Sociais se você quiser ver dicas bem mais completas, experimente baixar meu E-book Gratuito e coloque em prática tudo o que você aprender, garanto que em pouco tempo já vai ser possível ver resultados.

Passo 2: Relacionamento com o Cliente

Não se engane, esse relacionamento vai além de curtidas e comentários nas Redes Sociais, esse relacionamento é um pouco mais íntimo pois envolve sua real preocupação com o bem-estar do seu cliente.

Quanto mais você se relaciona com seu cliente mais autoridade você passa a ter para quebrar objeções e com certeza você vai se tornar referência no mercado.

Certo? Certo, mas como esse relacionamento deve ser feito? Bom, de preferência por email. O email ainda é um dos melhores meios de comunicação e ele deve ainda ser utilizado, além de ser também um dos meios que mais vendem atualmente.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a automatizar os seus fluxos de e-mails, eu utilizo e indico o RD Station, porém existem outras como Leadlovers, etc.

Essas ferramentas vão te ajudar a fazer o processo de gerenciamento do marketing digital da sua empresa, já que é através desse processo é que você consegue criar segmentações (públicos diferentes) e tratar com cada um da forma devida.

Além do email, é claro que você pode também utilizar as Redes Sociais, telefonemas e até mesmo o Pós-Venda (ou Pesquisa de Satisfação) para estreitar os laços com seus clientes.

Imagine você faz um evento para um Cliente, e depois de alguns dias liga ou envia um email querendo saber mais sobre a opinião dele sobre seus serviços? Ele com certeza vai se sentir honrado em por dar sua sincera opinião.

Passo 3: Invista em Eventos

Quando eu digo eventos não me refiro a festas ou comemorações, me refiro a eventos dentro das Redes Sociais, isso é basicamente você trabalhar estrategicamente ligando dias à sua marca.

Como fazer isso? Simples. Exemplo: Segunda é dia de dica de Drink. Então toda segunda você fará em suas Redes Sociais (da forma como preferir: Publicação, Stories, Live) uma dica sobre algum drink, de sua autoria ou não.

Outro exemplo: Quarta é dia de drink surpresa na carta. Então quem visitar o Bar nesse dia poderá desfrutar de um drink ‘surpresa’ e isso fará com que você tenha sempre uma novidade nos seus serviços.

Criar eventos no Facebook de um dia especial com um show, ou que vai inaugurar um drink na carta, ou que terá uma promoção. Essa estratégia também é válida para você ligar sempre o seu cliente à sua empresa.

É também uma forma de descobrir as preferências do seu cliente e também gerar muito engajamento nas redes sociais. Invista em novidades e as novidades não precisam ser grandes, só precisam ser notadas.

Passo 4: Seja um Herói

Se você não é um grande player onde um negócio está vinculado a centenas de sócios e acionistas esse tópico é para você, caso contrário, pule.

Ser o herói de um negócio está ligado a encontrar a essência do seu negócio, trazer para os holofotes quem geralmente está sempre nos bastidores. O Herói é a pessoa que mostra seu rosto e faz com que o cliente se identifique com ele.

Ter um herói na empresa é importante para humanizar e criar vínculos com os clientes, é aquela pessoa que o cliente lembra antes mesmo da marca ou da empresa.

Talvez você não seja tão adepto a isso, mas você já sabe muito bem o quanto é importante gerir uma empresa, agora a responsabilidade do herói é mostra-la ao cliente de forma pessoal e isso você pode fazer.

Não importa quem seja, por exemplo aqui somos eu e meu sócio, mas o herói sou eu, eu que estou aqui te dando dicas, eu que mostro o rosto nas redes sociais, meu sócio não é menos importante, ele continua fazendo seu excelente trabalho nos bastidores.

A diferença de uma empresa que tem um herói e uma que não tem é perceptivo e acontece em todos os segmentos.

Passo 5: Impulsionamentos

Já falei bastante sobre Redes Sociais, mas não poderia deixar passar em branco uma ferramenta muito importante das redes sociais que é impulsionar publicações.

Mas espera, não vai sair impulsionando tudo, ok? Vou te contar detalhes que o Facebook não te conta (risos) isso mesmo, muita gente somente clica em impulsionar e conta com a sorte e conseguir muitos cliques.

Existem dois passos para você seguir para impulsionar suas publicações e é claro que você vai impulsionar somente algo que já deu um bom engajamento sem impulsionamento que isso significa que as pessoas gostaram.

O Primeiro passo é não clicar no botão impulsionar e sim ir direto no Gerenciador de Anúncios pois lá você vai conseguir segmentar sua publicação e isso vai ser ótimo, pois você não vai gastar dinheiro mostrando uma publicação de uma festa para um menor de idade.

Então a ideia de impulsionar segmentado é você atingir uma pessoa que realmente seja interessada ou que vai interessar com facilidade diante da publicação, nesse gerenciador você pode colocar idade, profissão, localização, preferência e tudo mais.

O segundo passo é não impulsionar um valor alto de uma vez, vá aos poucos e teste muito, comece com R$1,00 em algumas publicações e veja qual teve mais resultados e então você pausa as de pouco resultado e investe nas que tem mais.

Impulsionar fará com que você ganhe, seguidores, admiradores e clientes então é sempre melhor investir na internet do que em panfletos e rádio (risos).

Essas são as 5 dicas práticas que eu tenho certeza que vai melhorar e muito seu negócio e é claro que eu não poderia deixar de falar o mais importante para você. Não vale nada conhecimento sem prática, então bora praticar!