DECORAÇÃO INDUSTRIAL EM COBRE

Tempo de leitura: 7 minutos

Você gosta de Decoração/Decorar? Então você está no lugar certo. Hoje vou falar sobre algo incrível que é a Decoração Industrial em Cobre, mas antes disso quero lhe contar alguns fatos que talvez você ainda não saiba, é sério vale a pena ler:

Como Surgiu a Decoração:

O homem desde o princípio tendeu a se organizar e melhorar sua forma de viver, porém foi na Revolução Industrial que o processo de produção de máquinas, tecidos, entre outros produtos foi criado e a partir disso alguns materiais que eram difíceis (devido ao processo artesanal) ou até impossíveis de se produzir começaram a ganhar forma.

Isso fez com que produtos que eram acessíveis apenas para a nobreza da época começasse a entrar nos lares das famílias, trazendo popularização para grande parte das pessoas interessadas em decorar.

decoracao-industrial

Como surgiu a Decoração Industrial:

A decoração industrial surgiu entre as décadas de 50 e 70 em Nova York e ganhou o gosto de muita gente. Naquela época as pequenas fábricas e frigoríficos que deixavam de funcionar passavam a serem alugados para pessoas com o intuito de moradia e/ou pequenos ateliês.

Essas fábricas não possuíam paredes e para que fossem capazes de comportar moradores elas passavam por pequenas reformas na parte elétrica e hidráulica o que deu lugar a vários canos visíveis nesse estilo, agilizando a reforma e também gerando muita economia para o novo inquilino.

Além disso, a decoração estilo industrial permite originalidade naquele ambiente, mantendo sempre o aspecto do cimento ou tijolos aparentes, metais visíveis, entre outros detalhes que remete à um aspecto mais frio e sério, por isso existe uma vasta oportunidade de equilibrar esse estilo de acordo com a personalidade da pessoa que pode optar por muitos estilos de materiais, várias cores, decorações exclusivas e particulares e até mesmo móveis antigos da família.

decoracao-industrial-sala

Como o Cobre começou a ser usado na Decoração:

Acredita-se que 13.000 a.C. o Cobre já tenha sido encontrado na terra e foi o primeiro metal a ser utilizado pelo homem.

O Egito foi o um dos primeiro lugares a explorar esse metal e seus benefícios, utilizando-os de forma muito marcante. Em 3.800 a.C. depois da expansão da utilização do cobre os primeiros artesão perceberam o quanto o metal era facilmente moldado e então surgiram os trabalhos artesanais com esse metal, produzindo assim os primeiros artefatos de Decoração.

metal-cobre-estado-natural

A União da Decoração Industrial e do Cobre:

Essa união surgiu junto à algumas características como a utilização da própria tubulação hidráulica nesses lofts ou apartamentos que é em muitos casos feita por tubulação de cobre, outra importante situação é a imponência e autoridade do cobre como um dos principais metais o que trouxe mais segurança e charme a toda esse estilo industrial.

O Cobre com todo o seu atual destaque possibilitou a criação de muitas peças que remetem a esse estilo e trazem consigo a beleza desse metal nobre.

O mais importante é que como disse esse estilo industrial é naturalmente mais frio e o cobre é naturalmente um metal quente, então esse aspecto gera um destaque do cobre na decoração e ainda mais equilíbrio no estilo.

luminaria-de-cobre-estilo-industrial

Dicas para acertar na hora de Decorar:

Aí vai algumas super dicas na hora de decorar com esse estilo para acertar e deixar cada cantinho da sua casa ou escritório super lindo e charmoso com a decoração industrial, confere abaixo:

Paredes, o ideal é alinhar o estilo ao cimento ou ao tijolo, ou até mesmo o dois juntos, desde que seja proporcional e bem feito, no caso do cimento, existe um processo para que o cimento fique muito bonito e também de forma que você possa limpar depois, da mesma forma os tijolinhos também são colocados de forma bem simétrica e com acabamento perfeito para que você consiga limpar e para que no futuro ele comece a gerar poeira e se deteriorar.

Outro detalhe são os azulejos utilizados muitas vezes na cozinha e/ou banheiro que trazem a memórias as antigas estações de metro, esses detalhes são lindos e vale a pena conferir. Mas mais uma vez lembre-se de nesse caso procurar ajuda profissional, para evitar futuros danos a seu querido lar!

Canos, quanto mais aparente melhor. Sim eles são lindos e você pode abusar deles com sabedoria é claro kkkkk, vale dizer que existem diferenças entre tubulações hidráulicas e elétricas e por isso busque ajuda antes de comprar, caso você não tenha necessidade de nenhuma nova instalação hidráulica ou elétrica, mas gostaria de utilizar os canos você pode utilizar em prateleiras, ou ate mesmo como luminárias entre outros acessórios.

Metais podem abusar deles, como? Nos móveis, nas decorações, nos quadros, nas mobílias antigas, nas prateleiras, nos pequenos detalhes ou nos grandes, mas não se assuste se o ambiente ficar um pouco com aspecto frio, você pode resolver isso depois com outra dica que vou dar aqui, mas com relação ao metal pode investir, pois você vai se surpreender com os resultados.

Iluminação, também é um fator muito importante em todo esse estilo, a iluminação nesse caso é mais cênica, ou seja, bem aparente e teatral, como se fosse realmente um dos detalhes mais importante, então encontre algo singular e que seja do seu agrado, existem luminárias mais simples e outras com muita exuberância, o que vai determinar é a área aonde vai ser colocada e a sua personalidade.

Móveis, nesse momento você deve estar se perguntando, mas e os móveis? Então, mantenha a calma, essa é a parte mais legal desse estilo, você pode aproveitar em alguns casos móveis de família, aqueles queridinhos de época, com detalhes e histórias importantes, mas cuidado para não abusar nesses móveis e virar uma decoração mais rústica ou retro mudando assim o estilo, use com equilíbrio essas peças e também utilize outras em metal, madeira, carpetes e tapetes.

Cor, para finalizar use as cores, sim use as cores a seu favor, lembra que eu disse que esse estilo pode ser um pouco mais frio devido ao aspecto dos metais e das paredes, pois é, mas você pode colocar detalhes com cores para alegrar o ambiente e trazer um pouco mais de vida e aquecer o ambiente, que foi o que eu disse que o Cobre pode causar. Não exagere nas cores, mas use-as e verá o quanto fará diferença.

Bom essas são algumas importantes dicas para acertar na hora de decorar, mas sabe o que é mais importante nisso tudo o que eu disse, é você! Sim Você é o mais importante, você se sentir bem, confortável e feliz com aquele ambiente que você tanto sonhou em construir, então não se prive de criar, reinventar e reaproveitar.

Espero que você tenha gostado desse post, e gostaria muito de saber sua opinião ou sugestão, então se puder comente aqui em baixo o que achou, vou ficar feliz em saber sua opinião. Grande Abraço!

Referências:

http://www.abra.com.br/artigos/59-breve-historia-da-decoracao

http://procobre.org/pt/o-cobre/historia-do-cobre/

http://www.livrosefuxicos.com/2015/07/arquitetando-ideias-estilo-industrial.html

http://umbrinco.com/2016/08/25/estilo-industrial-humanizado/

http://www.lifeandstyle.com.br/tag/arquitetura

http://www.amocasas.com.br/inspiracao-industrial-na-cozinha/

http://catyyysupervaidosa.blogspot.com.br/2016/11/industrial-style.html

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *