[INFOGRÁFICO] 5 CURIOSIDADES SOBRE O DOCE DE LEITE

Tempo de leitura: 2 minutos

Você com certeza já provou, fez ou até mesmo ouviu falar do famoso Doce de Leite, muito conhecido e produzido no nosso país.

O Doce de Leite é muito utilizado em bolos, tortas ou como sobremesa, acompanhado ou não ele é sucesso na mesa do Brasileiro. Se você quiser aprender a como fazer doce de leite clique aqui!

Mas existem curiosidade por trás dessa delícia que com certeza você desconhece e hoje vamos mostrar 5 dessas Curiosidades que fazem do Doce de Leite o que ele é.

Veja abaixo no Infográfico:

5 Curiosidades sobre o Doce de Leite

Cana de Açúcar: no Século XVI houve uma expansão na produção do açúcar de cana em todo o Brasil, Argentina e Antilhas, foi nessa época que ele começou a ser muito utilizado para ajudar na conservação de alimentos orgânicos, inclusive o leite bovino e de cabra.

Relato Popular de 1829: Existe um relato popular que em 1982 houve uma reunião na Fazenda do Governador Juan Rosas em Buenos Aires para assinarem um tratado de paz com o político Juan Lavalles; Lavalles teria chegado primeiro e a empregada de Rosas que fervia o leito com açúcar para o chá se distraiu com o inimigo político. Rosas então logo chegou chegou e pediu para que o chá fosse servido, quando a empregada se deu conta o leite teria virado uma pasta amarronzada e seu sabor agradou a todos, dando origem ao Doce de Leite.

Nomes:  O Doce de leite é conhecido por diversos nomes em diferentes lugares no mundo, vejamos que na Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Panamá ficou conhecido como: Manjar Branco. No Chile e Equador: Delicadeza. Venezuela, Panamá e Colômbia também dizem: Caramelo. No México: Caramelo Doce. Europa com uma versão menos doce: Confiture lait e no Brasil: Doce de Leite.

Resolução: – CNNPA 12, de 1978: Existe atualmente uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que define normas técnicas especiais para produção de Doce de leite, que contem exigências físicas, químicas, higiênicas e até mesmo na rotulagem do doce que é comercializado.

Rank Brasil: Pelo quarto ano consecutivo Ipanema (MG) assegura o recorde junto ao RankBrasil de Maior doce de leite do país. Desta vez a iguaria pesou 568 kg e mediu 181 cm de comprimento, 107 cm de largura e 19,8 cm de altura. O município obteve o título pela primeira vez em 2013, superando em 2014, 2015 e agora em 2016.

Se você gosta de fazer doces aí na sua casa, clique aqui embaixo e receba grátis um E-Book contendo 5 receitas de doces um mais delicioso que o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *